Anunciado na última segunda-feira (13), o novo modelo da OpenAI, denominado GPT-4o, já está sendo disponibilizado para usuários não assinantes. Ele promete respostas mais rápidas e ágeis, além de oferecer resultados da internet em tempo real. No Brasil, o GPT-4o pode ser utilizado gratuitamente por quem acessa o ChatGPT.
A princípio, todos os usuários que acessarem a plataforma a partir de hoje, verão a mensagem “Apresentamos o GPT-4o” e, em inglês, o seguinte aviso: “Você agora tem acesso limitado ao nosso mais recente modelo, o GPT-4o. Ele é mais inteligente, entende imagens, pode navegar na web e fala mais idiomas.”
Como usar o GPT-4o gratuitamente
Para utilizar o GPT-4o gratuitamente, basta acessar o ChatGPT e começar a interagir com o chatbot.
- Acesse chatgpt.com ou baixe o aplicativo (disponível para Android e iOS);
- Faça login na sua conta ou use como convidado (sem necessidade de login);
- Clique em “Experimentar” na janela que aparece na tela;
- Comece a interagir com a IA.
Se a mensagem sobre a disponibilidade do GPT-4o no ChatGPT não aparecer, isso indica que a função ainda não foi liberada para sua conta. Nesse caso, você precisará esperar essa novidade chegar para o seu ChatGPT.
O que faz o novo GPT-4o?
Certamente o novo modelo do ChatGPT é capaz de processar mais informações em menos tempo, ampliando sua capacidade de interpretar os dados compartilhados.
Além disso, ele é multimodal, permitindo interação através de áudio, vídeo, foto ou texto, e fornecendo respostas precisas em todos esses formatos.
A modalidade de conversa que transforma o ChatGPT em uma espécie de amigo virtual também se tornou mais rápida. Agora, a IA interpreta o que você diz com maior velocidade e responde de maneira mais ágil.
No entanto, a grande novidade é que agora os usuários do ChatGPT gratuito podem acessar a internet em tempo real, algo que antes só estava disponível para assinantes do ChatGPT Plus, diretamente através da web, do aplicativo para desktop ou dos apps para iPhone e Android.
A inteligência artificial agora também oferece links nas respostas, uma funcionalidade que concorrentes como o Copilot da Microsoft e o Gemini do Google já ofereciam.
Por fim, é importante ressaltar que, de acordo com a OpenAI, o GPT-4o possui recursos limitados para usuários não pagantes. Isso é uma estratégia da empresa para incentivar as pessoas a assinarem o serviço com recursos adicionais.
Confira também: É possível ganhar dinheiro usando o ChatGPT?