Charizard é um dos Pokémon mais icônicos e polêmicos da franquia. No entanto, o Charizard de Ash tem uma história ainda mais intrigante do que de outros pokémons. Afinal, foi a primeira vez que vimos um pokémon negar o comando de seu treinador.
Neste artigo veremos os motivos por trás da desobediência desse Pokémon, analisando sua trajetória desde Charmander até Charizard.
O resgate de Charmander
Primeiramente, devemos entender a história do Charmander para chegarmos no motivo da desobediência de Charizard.
Charmander foi encontrado por Ash, Brock e Misty em uma situação crítica, após ser abandonado pelo seu treinador anterior, Damien. Mesmo em meio ao abandono, Charmander manteve sua fidelidade ao antigo mestre, aguardando pacientemente o retorno daquele que o deixou para trás.
Ash e seus amigos tentaram convencê-lo a sair do local onde foi abandonado, mas sem sucesso. No entanto, pouco tempo depois, uma forte chuva começou a cair, forçando nossos heróis a resgatá-lo para evitar que sua chama se apagasse.
Ao final do episódio Ash acabou ficando com o pokémon e criando um bom ciclo de amizade.
A evolução para Charmeleon
A relação de Ash com Charmander começou a mudar depois que ele evoluiu para Charmeleon. Essa evolução aconteceu durante um confronto com um exército de Exeggutors hipnotizados. Curiosamente, Charmander evoluiu devido a um ataque que não foi comandado por Ash, mas sim por um mágico chamado Melvin que estava no local. Esse evento marcou o início da desobediência de Charmeleon.
No episódio seguinte, Ash tenta usar Charmeleon em uma batalha contra o Paras de Cassandra. No entanto, Charmeleon, agora com uma personalidade agressiva, desrespeita Ash, resultando em sua derrota. Explicam que os Pokémon só respeitam treinadores poderosos, o que Ash ainda não era naquele momento.
A evolução para Charizard
Três episódios depois, Charmeleon evolui para Charizard durante um confronto com um Aerodactyl. Apesar de Ash acreditar que Charizard havia evoluiu para salvá-lo, ele logo percebe que o Pokémon não tinha essa intenção, isso pelo fato de ser queimado pelo próprio Charizard.
A desobediência seguiu até até as ilhas laranjas. Embora inicialmente tenha sido um problema essa desobediência, ela proporcionou momentos de crescimento e desenvolvimento tanto para Ash quanto para seu Charizard.
Analisando toda história e contexto mostrado no anime, podemos dizer que Charizard não obedece o Ash pois ele deve ter perdido o respeito pelo seu treinador por ele não ser suficientemente forte ou experiente. Outra possibilidade é que Charizard acreditou que Ash havia perdido o interesse nele, o que levou o pokémon a desobedecer e deixar de seguir suas ordens.
Além disso, a desobediência de Charizard é uma clara referência aos jogos da franquia Pokémon. Nos jogos, Pokémon recebidos de outros treinadores tendem a desobedecer se o nível deles for muito alto em relação às insígnias que o jogador possui. Da mesma forma, aconteceu com Charizard só começou a obedecer Ash quando ele se tornou mais forte e ganhou mais insígnias.
Confira também: Por que Goku não se transforma em Ssj4 em Dragon Ball Super?