Com o avanço exponencial da tecnologia e a onipresença dos dispositivos móveis em nossa sociedade, tornou-se cada vez mais comum a busca por métodos que permitam rastrear a localização de celulares. Muitas pessoas acabam pesquisando como rastrear o celular de alguém, mas afinal, isso é possível?
Essa prática pode servir a diferentes propósitos, como garantir a segurança de um membro da família, monitorar os movimentos de um filho, verificar a chegada de um amigo a um local específico ou, simplesmente, por mera curiosidade.
- Com a Alexa sua casa fica mais inteligente! Experimente por 30 dias e se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir mais detalhes!
Certamente, existem ferramentas que desempenham essa função de maneira discreta, sem o conhecimento da outra pessoa, mas essa não é a abordagem adotada neste contexto. A seguir, apresentam-se alguns métodos legais e oficiais para rastrear a localização de uma pessoa pelo celular, sem infringir a privacidade do usuário.
Peça a localização diretamente à pessoa
Essa sugestão pode parecer bastante simples, no entanto, talvez a maneira mais eficaz de obter a localização precisa de alguém seja entrar em contato diretamente com a pessoa. Isso pode ser feito por meio de aplicativos de mensagens, e-mail, SMS, chamada telefônica ou redes sociais. Embora a resposta não seja imediata, você terá a certeza de evitar situações desconfortáveis.
Buscar (iPhone)
O aplicativo Buscar, disponível no sistema iOS, é uma ferramenta da Apple projetada para localizar amigos e familiares, contanto que eles tenham optado por compartilhar suas localizações. Além disso, é viável enviar sua posição atual para outros contatos conhecidos. Para acessar essa funcionalidade, basta navegar até a aba “Pessoas”, onde todas as pessoas que compartilharam sua localização estarão visíveis nesta seção.
Exclusivo para usuários de iPhone, o aplicativo Buscar substituiu o anterior “Buscar meus Amigos”, que estava disponível como um aplicativo separado na App Store. Para aqueles que possuem um Apple Watch, ainda é possível utilizar o aplicativo Buscar Pessoas (iOS) para compartilhar a localização com outras pessoas que também possuam o relógio.
Encontre seu (Android)
No universo Android, o aplicativo Encontre Meu Dispositivo (Android) se destaca ao auxiliar na localização de um celular extraviado. Ele oferece a opção de bloquear o dispositivo temporariamente até a recuperação ou, se necessário, apagar permanentemente todos os dados armazenados no aparelho. Além do aplicativo para celular, a plataforma dispõe de um site (google.com/android/find) acessível por meio de navegadores web.
Essa ferramenta é útil para localizar seu celular caso você o tenha deixado inadvertidamente com outra pessoa ou tenha sido vítima de furto ou assalto. O aplicativo possibilita o rastreamento em tempo real do deslocamento do dispositivo em ambientes fechados, como prédios e shoppings, ou ao ar livre, como aeroportos. No entanto, é importante observar que a localização exata do aparelho pode demorar alguns minutos para ser exibida.
Family Link
Para os pais e responsáveis interessados em monitorar a localização de seus filhos pequenos, existe o Family Link (Android | iOS), um aplicativo desenvolvido pelo Google que apresenta um mapa com a posição em tempo real das crianças. Nesse contexto, a finalidade não é violar a privacidade, mas sim fornecer uma ferramenta de segurança aos pais, permitindo que saibam o paradeiro dos seus filhos.
É viável observar a distância entre o celular do outro usuário e a sua posição atual, possibilitando que o Google Maps trace rotas até o local onde a criança se encontra. É importante salientar que o Family Link tem a restrição de adicionar como dependentes apenas usuários com até 13 anos de idade.
Confira também: Porque o Homem Aranha perde os poderes no segundo filme?